segunda-feira, 15 de julho de 2013

 Plano de Aula 


Trabalho de PIPE 2 - Projeto Integrado a Prática Educativa 02

·                    Tema: Cinemática: Referencial, movimento e repouso
·                    Título: Medidas de distância: Referencial, movimento e repouso
·                    Integrantes:
·                    Maika Carolina Almeira - ministrará a aula
·                    Thaís Martins Marrama -criará o blog

Introdução

Pretendemos com a aula sobre o conteúdo de Cinemática: referencial, movimento e repouso, demonstrar esta matéria de forma clara e objetiva com o intuito de despertar o interesse dos estudantes e criar condições que leve o aluno a pensar sobre o mundo físico que o rodeia.
Devido à dificuldade que a maioria dos alunos tem em relação a matéria de Física e também Matemática, temos que oferecer aos alunos atividades de conhecimento físico que estão relacionados a acontecimentos diários que irão levá-los a pensar dentro de suas condições do dia-a-dia, ensinando os estudantes a gostar de Física.
O objetivo desta aula é relacionar e compreender aspectos do cotidiano com a Física, também estabelecer relações de posição e movimento descrevendo como se processam os movimentos, acreditamos que desta maneira ficará mais fácil para os alunos entenderem e assimilarem o conteúdo aplicado, de acordo com Nardi:

A pedagogia científica atual não considera a realidade dos alunos e não se baseia nos conhecimentos que eles trazem para a escola. Enfatizar atividades que favoreçam a espontaneidade do aluno, os seus conceitos cotidianos, permitem que o estudante construa as noções necessárias para a compressão da ciência, por isso deve ser quesito básico nos procedimentos dos professores em sala de aula (ROBERTO; NARDI, 2001).

Utilizaremos como recursos em nossa aula, exercícios, slides, vídeos e exemplos do cotidiano, pois percebemos o quanto é fundamental e interessante para os alunos trabalharem esses recursos na sala de aula, facilita a aprendizagem dos estudantes e desenvolve neles o interesse de relacionar o que aprendem no dia-a-dia,segundo Castorina Etal e Palau:

Quando levamos nossos alunos a refletir sobre os problemas experimentais que são capazes de resolver, ensinamos-lhes, mais do que conceitos pontuais, a pensar cientificamente o mundo, a construir uma visão do mundo (CASTORINA; ETAL, 1995).

A inserção da tecnologia em sala de aula é de fundamental importância para complementar o conteúdo, tornando-o mais fácil de ser assimilado à medida que proporciona contextualização com a realidade (PALAU; MOREREIA; LIMA, 2010).

A televisão e o vídeo, tecnologias encontradas em quase todos os lares brasileiros, têm sua extrema importância nos recursos educativos, e a grande aceitação das pessoas, em especial das crianças e estudantes. O vídeo faz parte das escolas nos dias de hoje, sendo já incluso como recurso didático e auxilio na aprendizagem. As tecnologias na educação estão diante as diferentes formas de ensinar e comunicar, onde os professores utilizam material de apoio para inserção dos meios de comunicação em sala de aula, e o vídeo é um aliado para tornar as tarefas mais simples e agradáveis. Sendo assim, os meios tecnológicos de comunicação, em
especial a televisão e o vídeo, podem ser usados como recurso para educar, interagir e contribuir para o aprendizado e o conhecimento de nossas crianças, num mundo de tantas transformações (INTERCOM, 2010).


Metodologia

O professor chegará a sala de aula e irá estabelecer uma comunicação com os alunos, na qual ela irá se apresentar e falar o tema da aula, irá fazer uma pequena introdução sobre Cinemática para os estudantes conhecerem melhor sobre a matéria , estabelecerá um diálogo com perguntas sobre o conteúdo relacionado ao cotidiano dos alunos.
Após a interação será exibidos slides, nos quais contém exemplos sobre a matéria de Cinemática: referencial, movimento e repouso. Depois da explicação a professora irá convocar dois alunos para demonstrar um exemplo, para melhor entendimento do conteúdo.
Ao longo da aula a professora passará dois vídeos que serão exibidos para facilitar e comprovar o que foi dito por ela anteriormente nas explicações. Como o diálogo entre o professor e o aluno é um ponto fundamental, os alunos poderão tirar duvidas mesmo durante a explicação.
Depois de todas as duvidas esclarecidas e o conteúdo aplicado, a professora e a sua companheira que criou o blog, que terá o papel de assistente na sala de aula, irão dividir a sala em grupos para a resolução de três exercícios que serão exibidos pela professora nos slides, dois serão sobre a matéria e um para os alunos avaliarem a aula, os alunos terão 15 minutos para responder as questões.
A participação evidencia a motivação do aluno em relação àaprendizagem, contribuindo em muito para o sucesso. Um exemplo disso é Paulo Freire que ao buscar uma perfeita troca com os alunos, deixava-os participar ativamente do processo de aprendizagem, em um diálogo entre aluno e professor.
Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender (FREIRE, 1998 p.25).

Enfim, na aula dada queremos criar um ambiente agradável no qual haja interação entre o professor e o aluno, e que durante a aula haja dialogo entre ambos. E algo importante que deve ser usado é que a professora irá incentivar os alunos e elogiá-los com a conclusão dos exercícios.

A atuação do professor que busca apoiar efetivamente seus alunos exige uma atividade de acolhimento, tanto nos aspectos didáticos quanto nos de relação interpessoal (ABREU, 2001, p.19).


Conclusão

A nossa aula e nosso blog tem a finalidade de transparecer o conteúdo de uma forma simples e objetiva ao leitor, fazendo com que o aluno aprenda sobre noções de Física em seu cotidiano, incentivando-os à  compreender um pouco mais sobre a matéria.
Enfim, tem o objetivo de incentivaro aluno a aplicar a Física em diversas áreas que deseja seguir em sua carreira profissional e também para que possam demonstrar o que aprenderam para outras pessoas.


Referências

Carvalho, A. M. P.de. et al. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. 1. Ed. São Paulo: Scipione, 1998.
PALAU, R. C. N.; MOREIRA, M. I. G.; LIMA, P. G. Construção coletiva de uma proposta de um Curso Técnico em Multimeios Didáticos no espaço de formação docente. RevistaThema,p.01,2010.
            DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M., Ensino de Ciências: fundamentos e métodos, 3ªed. São Paulo, Ed. Cortez, 2009.

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